Fala Concurseiro, tudo certo?
Aqui é o Pedro do Concursos com Trânsito!

Eu vim te avisar que vem por aí um novo concurso para Polícia Militar do Rio de Janeiro, com a incrível quantidade de 3 mil vagas para Soldado. O anúncio desse próximo concurso foi feito pelo próprio governador, Wilson Witzel. Essa é uma excelente chance de você realizar seu sonho de adquirir a tão sonhada estabilidade e independência financeira. O cargo de Soldado tem como pré-requisito apenas o nível médio de escolaridade e a remuneração mensal inicial já é de R$3.452 mensais.

Vale deixar claro que os descontos salariais nessa carreira são realmente muito baixos, pois boa parte da remuneração é considerada verba indenizatória.

Além de tudo isso, a boa notícia é que foi ampliada a idade limite, de 30 para 35 anos. Então muitos candidatos poderão realizar o sonho de fazer parte da Polícia Militar.

INFORMAÇÕES DO CONCURSO

 Cargo  Soldado Policial Militar
 Remuneração   R$ 3.452,55
 Escolaridade  Médio
 Vagas  3.000
 Situação  Previsto
 Abrangência  RJ (Rio de Janeiro)

 

1 – ETAPAS DO CONCURSO

 

No último concurso a seleção para soldados foi composta por sete etapas, sendo elas:

  1. Exame intelectual (prova objetiva e redação);
  2. Avaliação psicológica;
  3. Exame antropométrico;
  4. Teste de aptidão física (TAF);
  5. Exame toxicológico;
  6. Exame médico;
  7. Investigação social e documental.

Os aprovados ainda foram submetidos a curso de formação profissional.

 

2 – COMO ME PREPARAR PARA O CONCURSO?

 

O primeiro passo para conquistar sua aprovação é baixar o edital do último concurso.
Para baixar o edital do concurso basta CLICAR AQUI ou no botão abaixo que enviaremos para você!

Quero Receber o Edital PM – RJ (2014)

Agora vamos falar sobre o estudo propriamente dito.
Saiba que se você realmente sonha em se tornar um policial, um servidor público, conquistar sua estabilidade e independência financeira você precisará se dedicar pois a concorrência está cada dia mais preparada.

Para te auxiliar a ser aprovado mais rápido e gastando muito menos vamos falar sobre alguns mitos e verdades sobre o universo do Concurso Público.

 

3 – PRECISO GASTAR MUITO PARA SER APROVADO?

 

Quando iniciei minha jornada de concurseiro, lá em 2014 (já não aguentava mais a iniciativa privada), eu acreditava do fundo do coração que para ser aprovado precisaria investir muito dinheiro na minha preparação.

A verdade é que investir em um bom curso e um bom material é primordial, porém eu acreditava que os custos do material/curso eram diretamente proporcionais à sua qualidade e por isso eu acabei frequentando um curso localizado no centro da cidade (bem distante da minha casa) que na época era considerado um dos melhores e consequentemente mais caros do mercado.

Alguns meses depois a rotina de estudos somada ao desgaste com deslocamento e gastos com o curso me fizeram procurar alguma alternativa e para minha salvação descobri um curso não tão famoso, mas que era mais próximo da minha casa e também oferecia aulas online.

A verdade é que hoje um curso presencial precisa investir tanto capital e energia para manter sua estrutura, que o online se torna uma alternativa extremamente interessante em vários aspectos. Além de normalmente ser extremamente mais focado na qualidade da produção do material para o aluno, alguns excelentes cursos chegam a custar 3 a 4 vezes menos que um curso presencial.

Além de tudo isso, os materiais em PDF e Audiobooks são uma alternativa muito mais barata que livros e apostilas, além de acelerarem demais o seu aprendizado por serem facilmente utilizados em qualquer local e horário. Você só precisa estar com seu celular.

Foi estudando online que consegui minhas aprovações. Mas será que também vale a pena para você?


Para te auxiliar a conquistar a sua aprovação o Professor leandro Macedo irá fazer um AULÃO GRATUITO ao vivo especificamente para o concurso da Polícia Militar do RJ!


Basta CLICAR AQUI ou no botão abaixo para se inscrever para ter ACESSO GRATUITO a aula.

ACESSAR AULA GRATUITA

 

4 – ESTUDO PRESENCIAL X ONLINE

 

Como eu já disse inicialmente eu tinha uma forte preferência pelo curso presencial. Estar frente a frente com o professor, conhecer e interagir com outros alunos, ter uma rotina, viver aquele ambiente de concurso, sabe?

Até que eu não tive mais condições de arcar com um curso presencial e precisei migrar para o online. Eram muitas despesas, transporte ida e volta (fora o sofrimento, ônibus ainda não tinha ar condicionado rs), alimentação, fora o valor do próprio curso (Como eu já disse, o Presencial normalmente é muito mais caro por conta da estrutura física).

Foi então que comecei a minha jornada de estudo online e percebi que do conforto da minha casa além de dinheiro eu estava GANHANDO muito tempo. Pelo menos para mim foi uma forma de estudar mais horas e mesmo assim ter mais horas livres no meu dia.

Na época em que frequentava o curso presencial, a minha cidade do (Rio de Janeiro) passava por diversas obras (BRT Sendo construído e etc…). Eu levava cerca de duas horas (horário de rush) para chegar ao curso e cerca de 1:30 a 1:40 para voltar, as vezes passava mais tempo no engarrafamento que no próprio curso.

Sem perceber, ao migrar pro online eu acabei  PRODUZINDO CERCA DE MAIS DE TRÊS HORAS E MEIA DE ESTUDO POR DIA, o que me deu cerca de 16 HORAS A MAIS DE ESTUDO SEMANAL… e como eu estudava cerca de 04 horas por dia é como se eu tivesse conseguido mais quatro dias de estudo dentro da mesma semana.

 

Minha rotina de estudos praticamente dobrou. Minha disposição e desempenho aumentaram consideravelmente e eu passei a me cansar muito menos…

 

Além disso como eu estava economizando bastante, tive mais dinheiro para investir em outros materiais. Pude me inscrever em mais provas e até gastar um pouco mais com lazer para distrair a cabeça. Resumindo, a sua energia, o seu tempo, o seu dinheiro, tudo isso deve ser INVESTIDO EM VOCÊ, naquilo que te aproxima do seu sonho, do teu distintivo, da sua aprovação. Tente se libertar de qualquer coisa desnecessária ou que não agregue a sua rotina de estudos.

 

FAZ SENTIDO PARA VOCÊ?

 

5 – TENHA UMA ROTINA X LIBERDADE

 

A verdade é que eu só consegui minha primeira aprovação depois que comecei a viver uma rotina de estudos.

Mas diferente do que muitos acreditam, pelo menos no meu caso eu não me ajustei a uma rotina de estudos e sim ajustei a rotina de estudos a mim.

Como assim? Vou exemplificar.

Imagine que no seu concurso existam 10 matérias, vamos chamá-las de A, B, C, D, E, F, G, H, I e J, beleza?

Para simplificar o exemplo vamos supor que você monte uma rotina na qual estuda duas matérias por dia durante a semana, por exemplo:

 

 SEGUNDA  TERÇA  QUARTA  QUINTA  SEXTA

A

C E G I
B D F H

J

 

Parece bom, não é? Mas suponhamos que na quarta-feira sua sogra morre e você não estuda, passa o dia comemorando (brincadeiras à parte rs).

Percebe o que aconteceu? Você estudou as matérias E e F na quarta passada mas não estudou nessa e só estudará na próxima quarta, ou seja, 15 DIAS SEM CONTATO COM A MATÉRIA.

O universo perfeito é um ciclo de estudos (falarei sobre isso em outra ocasião e vou deixar o link aqui) onde você aproveite todos os momentos para estudar através das suas vídeo-aulas, PDF e audiobook, no trânsito, na fila do banco, do mercado. Dessa forma você estuda mais em horários “mortos” do seu dia e ainda consegue um horário para ter um lazer, assistir uma série, sair com namorada ou amigos (claro dependendo do seu ritmo de estudos e proximidade do edital e da data da prova).

 

A questão é que existem formas mais inteligentes e eficientes de se preparar.

 

Resumindo, a sua energia, o seu tempo, o seu dinheiro, tudo isso deve ser  INVESTIDO EM VOCÊ, naquilo que te aproxima do seu sonho, da sua aprovação. Tente se libertar de qualquer coisa desnecessária ou que não agregue na sua rotina de estudos.

6 – ÚLTIMA PROVA OBJETIVA – MATÉRIAS (2014)

 

Agora que você já viu que é possível se preparar mais rápido e gastando 2x ou até 3x menos que a maioria dos candidatos, vamos falar um pouco sobre a última prova de soldado da polícia militar do RJ.
A prova objetiva foi de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada em agosto de 2014, apenas dois meses após a publicação do edital, motivo para você já sair na frente e começar a se preparar agora!

 

No tempo máximo de cinco horas, os candidatos tiveram que responder a 40 questões distribuídas por:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • História – 5 questões;
  • Geografia – 5 questões;
  • Sociologia – 5 questões;
  • Informática – 5 questões;
  • Legislação de Trânsito – 5 questões;
  • Direitos Humanos – 5 questões

 

Como você sabe nós somos altamente especializados nas Áreas de Segurança Pública e Legislação de Trânsito e por isso preparamos um presente para você:

Aulão de Legislação de Trânsito com o Professor Leandro Macedo, para que você garanta pontuação máxima na matéria.

Para se inscrever basta CLICAR AQUI ou no botão abaixo:

ACESSAR AULA GRATUITA

 

7 – ÚLTIMA PROVA DISCURSIVA

 

Os candidatos tiveram de elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.

Foram corrigidas 30 mil provas discursivas. De acordo com o edital, foram aprovados na primeira fase todos os candidatos que não zeraram em nenhuma disciplina. Além de alcançarem o mínimo de 50% de aproveitamento na nota da prova discursiva.

 

8 – TAF – TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

 

O teste de aptidão física (TAF) possui caráter eliminatório, ou seja, se você realizar o mínimo necessário já estará aprovado. Aqui a competição mais do que nunca é somente com você.

Na última prova foram avaliados os seguintes exercícios: os homens fizeram tração na barra fixa (duas repetições), 35 abdominais tipo remador e corrida de 2.200 metros em 12 minutos.

Já para mulheres, foram cobradas 15 flexões de braços e antebraços, 25 abdominais tipo remador e corrida de 1.800 metros em 12 minutos.

Não é uma prova prática difícil mas requer preparo e o meu conselho é que já comece a se manter forma desde já mas sem excessos é claro. Nada de deixar sua preparação física para a ultima hora!

 

Ainda com dúvidas ou precisa de informação?
Clique aqui e entre em contato conosco!